Sistemas de irrigação
SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO, O QUE É?
Conhecendo o Sistema
Quem tem um jardim em casa, sabe a dificuldade que é regar as plantas. Além de demandar tempo, sabe-se que a necessidade hídrica de cada planta é diferente, e varia de acordo com o clima, o tipo de solo e a fase de crescimento.
O sistema é composto por painel de controle, tubulação, válvulas, aspersores escamoteáveis embutidos no solo (rotativos ou fixos), microaspersores e gotejos.
O painel de Controle aciona o sistema automatizado, de acordo com o tempo de rega e horário já programados, depositando apenas a quantidade de água necessária ao jardim, promovendo melhor aproveitamento de água e uniformidade na distribuição da precipitação. Os aspersores ficam enterrados no nível do solo, e contam com o auxílio de um sistema de bombeamento, onde a água percorre o conjunto de tubulações, gerando a pressão necessária para levantá-los.
Este sistema conta com um sensor de chuva, que impede de forma simples e eficaz, que os aspersores funcionem durante ou após períodos de chuva, evitando desperdícios.
Um projeto de irrigação de qualidade, deve ser executado por profissionais qualificados, levando em conta fatores como: topografia do terreno, espécies e tamanho de plantas e árvores, clima e necessidade hídrica do jardim, pois isto permite determinar a quantidade, modelo e a disposição dos aspersores, gerando otimização de custos e melhores resultados.